Reykjavik Rocks

FAÇA DESSE ANO, O SEU MELHOR.

Temos visto muitas mensagens de ano novo que nos incitam ao prazer. Muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender e muitos amores. Isso significa, felicidade plena. Todas as pessoas sonham com isso, idealizam isso. Ter muito dinheiro, saúde, filhos saudáveis, amores eternos. Lembramos que melhor do que os presentes sob a árvore de natal... são os que estiverem presentes à sua volta. Valorize esses momentos. Eternize-os. Façam valerem a pena.

Dylan Produção e Marketing. Um Feliz 2017!

A Dylan Produção e Marketing alia criatividade e inovação. Duas palavras que incrementam nossos serviços, atendendo sempre o desejo dos clientes.

Uma produtora moderna, levando toda qualidade de imagem e estrutura completa para o que você precisa.

Fotografia, filmagem, publicidade, propaganda, design e direção de arte. Tudo isso em conjunto para que seu produto, serviço ou evento seja o melhor e para sempre. Profissionais formados e especializados para atender sua necessidade e desenvolver a melhor solução.

Estamos atendendo em Patos de Minas e toda região, com um espaço ideal para receber amigos e clientes, além de uma estrutura de estúdio audiovisual completa. Fugimos do comum e buscamos o novo. Ideias criativas. Soluções integradas.

Portal Serralitrense: março 2015

Estamos mudando tudo para 2017, mas você pode entrar em contato por telefone ou email:

34 3814-8283 - 9 8846-383

email@dylanproducoes.com.br

PM de Serra do Salitre tem fim de semana movimentado com ameaça e furto

AMEAÇA:

Em Serra do Salitre, na data de 27 de Março de 2015, compareceu a sede do pelotão o Sr M. A. G., 44 anos, relatando que é proprietário da Fazenda Sapé e que nesta data foi até o local para fazer um acerto com o seu funcionário D. M. P., 25 anos, e que ao chegar lá encontrou o autor J. O. S., 39 anos. O autor J. O. S., passou a discutir com M. A. G., e ameaçá-lo dizendo que ele não o conhecia, e que outro dia iria voltar para acertar as contas com ele.

Foi realizado rastreamento, momento em que foi localizado as testemunhas e o autor, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais, porém durante conversa com estes, eles nos relataram que M. A. G., e J. O. S., realmente haviam discutido e que M. A. G., durante a discussão foi por diversas vezes em direção a uma casa onde se encontrava com uma arma de fogo. Foi realizado deslocamento até a fazenda sendo encontrado 01 arma de fogo de calibre .32 sem munição e sem registro.

Diante o exposto, os autores foram presos em flagrante delito e juntamente com a arma apreendida conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

FURTO DE MOTOCICLETA:

Em Serra do Salitre, na data de 29 de Março de 2015, por volta das 00h10min, a vítima P. H. P. L., 24 anos, relatou que deixou a motocicleta Honda/CG 125 Fan KS, placa OLU-9547, cor roxa estacionada, destrancada, em frente sua residência, situada à residente a Rua Tulipa, 1315, Serra do Salitre, por volta de 22h30min e só constatou o furto por volta de 23:30 quando foi apanhá-la.

A vítima não possui suspeitos. Seguem rastreamentos com o intuito de localizar e prender autores, bem como recuperar o bem subtraído.

PM de Serra do Salitre aprende arma de fogo ilegal na cidade

Em Serra do Salitre, na data de 25 de Março de 2015, a Polícia Militar foi acionada e compareceu na Fazenda São Manoel, para uma averiguação de denúncia anônima de posse de armas de fogo pelos funcionários da fazenda.

Após o dialogo com os autores D. G. C., 48 anos, gerente da fazenda e R. S. F., 58 anos, segurança, foi constatado que os mesmos possuíam armas de fogo em suas residências, sendo encontrada uma espingarda Calibre .28 com 15 munições intactas .28 na posse do autor R. S. F., e uma carabina calibre .12 com 16 munições .12 e um rifle calibre .22 com 02 munições .22 intactas em posse do autor D. G. C.

Diante o exposto, os autores foram presos e juntamente com as armas apreendidas, por não possuírem registros conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Prefeito e Vice Prefeito de Serra do Salitre participa de evento em Araxá

Prefeito de Serra do Salitre João Vicente e Vice Prefeito Mauro Escriboni estiveram em Araxá recepcionado Vice Governado Antonio Andrade em seguida participaram da solenidade de posse da nova diretoria da associação dos Municípios da microrregião do planalto de Araxá (ANPLA).

Esteve presente Vice Governador do estado Antonio Andrade, Deputado estadual Bosco,Prefeito de Araxá Aracely de Paula e varias autoridades do município. Prefeito da cidade de Tapira Lavater Junior, foi eleito presidente da associação e em discurso, destaca como meta para mandato o fortalecimento da união entre Municípios como ferramenta para novas conguistas.
 

2ª Capacitação para Atenção Básica Programa de Educação Permanente

Aconteceu na última quinta-feira, 26, no Anfiteatro da Escola Estadual de Serra do Salitre, às 15 horas, a 02ª capacitação dos Profissionais da Atenção Básica do Município de Serra do Salitre, como parte do Programa de Educação Permanente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.


A segunda capacitação teve como pontos principais, os nós críticos enfrentados pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família com relação às dificuldades nos desenvolvimentos de seus processos de trabalho. Houve um amplo debate dos servidores juntamente com a Secretária de Saúde, Nayara, sobre os problemas atuais nas Unidades Básicas de Saúde. Na última capacitação, ficou como dever de casa para os profissionais, a realização de uma reunião com toda a equipe para apontar os obstáculos enfrentados por eles no desempenho de suas funções. Feito isso, as equipes elaboraram um plano com os problemas encontras e sugeriram as ações para saná-los.


A reunião com a presença de 33 (trinta e três) profissionais, entre agentes de saúde, técnicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, e demais profissional do NASF.

Mamoré arranca um empate no Mineirão contra o Cruzeiro

Falou criatividade ao Cruzeiro e sobrou disposição ao Mamoré. Por isso, o duelo dos dois, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, em jogo adiado da oitava rodada do Campeonato Mineiro, terminou com o justo empate por 1 a 1, com gols de Juliano para os visitantes, e Leandro Damião, o oitavo dele no Campeonato Mineiro, para o Cruzeiro. A Raposa teve mais posse de bola, mas, na maioria das vezes, não soube o que fazer com ela, enquanto o Sapo cumpriu bem o papel a que se propôs, de jogar fechado e tentar voltar para Patos de Minas com pelo menos um ponto.

O resultado faz com que o Cruzeiro volte à liderança do estadual, com os mesmos 21 pontos da Caldense, e melhor saldo de gols (15 a 11). O Mamoré ganha novo fôlego na luta contra o rebaixamento. Vai ao oitavo lugar, com oito pontos, e fica três acima do Democrata, de Governador Valadares, próximo adversário e primeiro time na zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, a penúltima da primeira fase, o Cruzeiro vai a Patos de Minas enfrentar a URT, no Estádio Zama Maciel. O Mamoré joga no Mamudão, em Governador Valadares, contra o Democrata GV. Todas as partidas da rodada serão às 16h (de Brasília) do domingo.

O primeiro tempo foi basicamente um duelo linha contra defesa. O Cruzeiro atacou com pelo menos sete homens chegando perto da área do Mamoré em todos os lances. O time de Patos limitou-se a esperar na defesa, fechado. Foi apenas uma vez à área adversária, mas sem incomodar o goleiro Fábio. O Mamoré, pelo menos, soube se defender bem. Quando a zaga não resolveu o problema, o goleiro Gilberto trabalhou e evitou que o Cruzeiro abrisse o placar.

Pesou contra o Cruzeiro o pouco entrosamento dos homens de ataque. Foi a primeira vez que Joel, Riascos, Judivan e Leandro Damião jogaram juntos. Com isto, o time da capital abusou das bolas cruzadas na área do Mamoré, o que facilitou a vida da defesa.

O Cruzeiro voltou com duas mudanças para o segundo tempo. Saíram Riascos e Paulo André, entraram Neilton e Manoel. Na prática, o time não melhorou em nada. Quem voltou melhor, na verdade, foi o Mamoré, que já tinha tido uma grande chance, logo aos cinco minutos, antes de abrir o placar, aos 10. Após cobrança de escanteio, Juliano subiu mais alto que a defesa do Cruzeiro e testou para o fundo das redes de Fábio.

Fonte: Globo Esporte

Portal Serralitrense Notícias - Saúde Bucal na Escola

Concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldados para o ano de 2016

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) publicou edital nesta quarta-feira, 18/3/2015, para o concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldados para o ano de 2016.

Serão oferecidas 1.410 vagas, sendo 1.269 vagas para o sexo masculino e 141 para o sexo feminino. As inscrições devem ser realizadas via internet, através do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, no período de 18/05/2015 a 18/06/2015.

O valor da taxa de inscrição é de R$122,95. A inscrição via internet (on-line) obedecerá aos seguintes passos: a) no período estabelecido para inscrições, acessar o site www.pmmg.mg.gov.br/crs, no link inscrições on-line; b) preencher os dados pessoais; c) imprimir a guia do DAE (Documento de Arrecadação Estadual), para pagamento da taxa de inscrição; d) pagar a taxa de inscrição, apenas nas agências do Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Bradesco, Bancoob ou Itaú.

O pagamento deverá ser feito até o final do expediente bancário do dia 19/06/2015 (a inscrição via Internet somente será efetivada após o pagamento da taxa); e) acessar novamente o site www.pmmg.mg.gov.br/crs após 02 (dois) dias úteis do pagamento da taxa, para emissão do comprovante de inscrição.

Exigências do Concurso Soldado PMMG
a) ser brasileiro (a); b) possuir, no mínimo, ensino médio completo (2º grau), ou equivalente; c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares; d) ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 30 (trinta) anos de idade, completáveis até a data de início do curso; e) possuir idoneidade moral; f) ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros); g) ter sanidade física e mental; h) ter aptidão física; i) ser aprovado em avaliação psicológica; j) não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar; k) não ter sido demitido da PMMG, de outra instituição militar ou Força congênere; não ter dado baixa no “mau comportamento”, na vigência do Regulamento Disciplinar da PMMG ou no conceito “C” na vigência do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais; não ter sido exonerado ou demitido da PMMG ou do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais com base no art. 146, incisos II, III, IV ou V, letra “a” e “caput” do art. 147, da Lei 5.301, de 16 de outubro de 1969.

Governo firma acordo para enfrentamento do racismo e promoção da igualdade racial nas escolas mineiras‏

Minas Gerais será o primeiro Estado do país a promover uma campanha de enfrentamento ao racismo e de busca da promoção da igualdade racial nas escolas públicas. Acordo neste sentido foi assinado nesta segunda-feira (23/3) pelo governador Fernando Pimentel e a ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial, ligada à Presidência da República (Seppir/PR).

O ato ocorreu dois dias após a comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (sábado, 21/03) e no ano em que se inicia a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes, ambos instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do acordo é desenvolver ações em todas as 3.667 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais para a superação do preconceito racial, alcançando o reconhecimento e a valorização da história e da cultura dos povos africanos na formação da sociedade brasileira. Durante discurso, o governador ressaltou que a maior parte das mortes violentas de jovens em todo o país (cerca de 80%) atinge exatamente os negros – e que essa é uma “chaga” que precisa ser combatida. “Nosso compromisso é acabar com essa chaga.

E não há forma melhor de fazê-lo do que enfrentar a situação a partir da educação, das escolas, do trabalho didático-pedagógico e acabar com essa vergonha que é a morte violenta dos jovens negros”, declarou. Pimentel destacou, durante coletiva, que a parceria do governo de Minas com a Seppir representa “um acordo histórico e inédito”. “É a primeira secretaria de Estado que assina um acordo desse tipo. Vamos levar para a educação o tema da igualdade”, completou. Entre as ações propostas que visam contemplar os 2,15 milhões de alunos das escolas públicas estaduais mineiras está a realização de um diagnóstico para identificar a forma como as relações étnico-raciais e a cultura afro-brasileira e africana são tratadas nas escolas.

A partir disso, a Secretaria de Estado de Educação fará um estudo para estabelecer ações sobre o tema, a serem implementadas de 2016 a 2018. Segundo a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, o primeiro passo da campanha é a disponibilização nas escolas da síntese da coleção “História da África”, conjunto de livros que contam a história da contribuição dos povos africanos para a humanidade. Um exemplar foi entregue ao governador pela coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes. “Já temos 2.000 escolas com a coleção. É importante e temos que investir na formação dos professores”, salientou Macaé, que destacou a importância da campanha.

“Para democratizar a educação é preciso mobilizar o acesso, garantir a permanência e contribuir para o aprimoramento de práticas e valores que respeitem e reconheçam adequadamente a adversidade de experiências étnico-raciais no sistema de ensino de Minas”, completou.

Fotos: Ministra Nilma Lino Gomes e o governador Fernando Pimentel durante solenidade realizada hoje no Palácio Tiradentes Crédito: Manoel Marques/Imprensa MG

Presos da Operação Lava Jato chegam a presídio do Paraná

Um ônibus saiu do pátio da Polícia Federal (PF) nesta manhã de terça-feira (24) para levar os presos da Operação Lava Jato da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para o Complexo Médico Penal, na Região Metropolitana da capital paranaense. Segundo a Polícia Federal, todos estavam algemados, e chegaram por volta das 9h ao local.

A Justiça Federal autorizou a transferência na segunda-feira (23), após a PF alegar superlotação. A transferência foi autorizada para 12 presos, porém, de acordo com a Polícia Federal, 10 foram transferidos nesta terça-feira. Fernando Antônio Falcão Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na Petrobras, e Gerson Almada, ex-presidente da Engevix, ficaram na carceragem da PF. O Complexo Médico Penal é uma unidade do sistema penitenciário do Paraná destinada a presos provisórios ou condenados que precisam de atendimento psiquiátrico ou ambulatório.

Os investigados da Operação Lava Jato - executivos de empresas, ex-diretores, e supostos operadores - ficaram em celas separadas da maioria dos detentos e, assim como os demais presos, seguirão as mesmas regras dos demais presos. A transferência da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para o Complexo Médico Penal foi solicitada pela Polícia Federal.

A instituição alegou superlotação do espaço. A instituição ainda argumentou que alguns presos não podem se comunicar entre si e, diante do número de detentos, fica difícil acomodá-los em apenas seis celas. Todos são acusados de participação no esquema bilionário de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro atuante dentro da Petrobrás.

Eles começaram a entrar no ônibus um pouco depois das 8h, usando capuz e escondendo o rosto. Cezinando Paredes, diretor do Departamento de Execução Penal (Depen) do Paraná, afirmou que após identificação dos presos, eles passam por uma triagem. O exame de corpo de delito, realizado pelos presos no Instituto Médico-Legal (IML) ainda é válido.

De qualquer forma, os suspeitos passam por uma nova vistoria médica. A distribuição dos presos, afirmou o diretor, cabe à coordenação do Complexo Médico Penal, sem interferência da Polícia Federal.

Fonte: G1.com.br

Semana Mundial do Rotaract‏

No ultimo dia 15 de Março, o Rotaract Club de Serra do Salitre/MG, distrito 4770, realizou a campanha 12/8, onde o Rotaract teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Salitre, Prefeitura Municipal e Interact Club.

Na manha de domingo os Rotaractianos e interactianos estiveram na porta da Igreja Matriz onde distribuíram o material da Campanha da semana Mundial do Rotaract. Em entrevista com o presidente do Rotaract, Aparecido Esteves, ele disse que os companheiros do Rotaract estão sempre buscando fazer projetos que beneficie toda a população, e disse também que a missão do Rotaract é: Desenvolver jovens líderes através da prestação de serviços humanitários, da promoção de padrões éticos, da boa vontade e da coletividade, garantindo oportunidades de ação diante das necessidades comunitárias e mundiais.

O Rotaract é um clube para jovens líderes. Seus associados se reúnem para trocar ideias, socializar e planejar atividades e projetos. Apesar de serem patrocinados por Rotary Clubs, os Rotaract Clubs têm autonomia para decidir sobre sua organização, administração e atividades, além de realizar projetos que ajudam a comunidade

Rotaract de serra do salitre, fazendo a diferença...

Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e 14 Bis fazem show histórico em Patos de Minas

Em Patos de Minas, no último Sábado, foi apresentado um mega show da turnê "Encontro Marcado" reunindo Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e a banda 14 Bis. Juntos e em performances à parte, os artistas cantaram clássicos como "Sobradinho", "Criaturas da Noite", "Dona" e "Planeta Sonho".

A única música do setlist que não é de autoria deles será "Canção da América", que indica, no entanto, outro elo e grande inspiração de todos: o cantor e compositor Milton Nascimento.

Foi um dos maiores show já realizados no Caiçaras Country Clube, que abriu espaço para receber um grande show de renome nacional.

Confira as fotos do show e aprecie um pouco da apresentação da noite.

Homem embrigado, dirigindo em alta velocidade, atropela e mata jovem em Catiara

Em Serra do Salitre (MG), no domingo, as 19h30 a Policia Militar compareceu ao hospital municipal, onde a vítima Flávio Muniz Santos, lavrador de 26 anos, natural de Jandaíra (BA) e residente em Serra do Salitre, estava sendo socorrida após ter sido atropelada na Rua Sacramento 524, Bairro Januária, Distrito de Catiara, Serra do Salitre/MG.

Foi verificado com as testemunhas que o pecuarista João Geraldo Machado, 65 anos, conduzia o veiculo Fiat/Uno Mille, placa GYC-7471 em alta velocidade, ocasião em que atropelou a vítima Flavio e evadiu do local sem prestar socorro.

Realizado rastreamento o suspeito foi localizado em sua residência visivelmente embriagado e confessou ter feito o uso de bebida alcoólica, porém se recusou a realizar o teste de alcoolemia, segundo os militares.

A vítima faleceu durante o encaminhamento para o hospital de Patos de Minas (MG).
Feito contato com o perito da PC este disse não ser necessário o comparecimento da pericia, visto que o local não se encontrava preservado e o corpo já havia sido removido para o IML de Patrocínio (MG).

Fonte: Patrocínio Online

Uberlândia será sede dos Jogos Universitários Brasileiros de 2015


Após 19 anos, Minas Gerais receberá novamente uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), entre os dias 14 e 25 de outubro. Uberlândia foi escolhida para sediar a 63ª edição do evento numa parceria entre Ministério dos Esportes, Governo de Minas Gerais e Prefeitura Municipal.

O anúncio e a assinatura do termo de compromisso foram feitos na tarde desta terça-feira (17/3), no Centro Administrativo, pelo futuro secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves Silva, junto com o prefeito Gilmar Machado e o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

De acordo com Carlos Henrique Alves, a intenção do governo é difundir o esporte em todo o Estado. “Minas mostrou competência e gestão em sediar novos eventos, como na última Copa do Mundo. Queremos interiorizar ações da secretaria e do ministério, levar grandes eventos a cidades que possam recebê-los além das capitais, como é o caso de Uberlândia”, afirmou o secretário.

 competição terá 13 modalidades masculinas e femininas, sendo nove permanentes: vôlei, futsal, basquete, handebol, judô, atletismo, natação, xadrez e vôlei de praia. As outras quatro, optativas, ainda serão definidas. Modalidades como tênis de mesa e badminton foram sugeridas. Ao todo, 520 instituições de ensino superior e 58 mil atletas de 18 a 24 anos participam das etapas estaduais e federal. “Alguns atletas que estarão no Rio em 2016 também competirão em Uberlândia.

Os JUBs revelam talentos. Cerca de 60% a 70% dos medalhistas olímpicos brasileiros passaram pelo esporte universitário”, destacou Luciano Cabral, presidente da CBDU. Cidade aprovada As últimas cidades do interior a receberem os JUBs foram Foz do Iguaçu (PR), em 2012, e Campinas (SP), em 2011. Para captar os Jogos, Uberlândia foi avaliada em critérios como capacidade, estrutura (equipamentos esportivos, rede hoteleira, alimentação, transportes), economia e localização.

A análise se deve ao grande porte do evento, que trará para a cidade cerca de 4.200 participantes (incluindo os 3.500 atletas classificados na etapa final) durante os 12 dias de competição. “Trazemos esse evento, pois acreditamos na cidade. Apresentaremos ao Brasil um município forte, desenvolvido. Recebemos o caderno de intenções e os investimentos serão compartilhados com algumas instituições. Uberlândia e região só têm a ganhar”, disse o prefeito Gilmar Machado, que aproveitou a ocasião para anunciar o vereador Márcio Nobre como novo diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Retorno econômico Exclusivamente por parte da CBDU serão aplicados em torno de R$ 5,5 milhões nesta edição.

Quanto às delegações, o investimento médio de todas elas juntas chega a R$ 3,4 milhões, com o deslocamento. No setor de hospedagem, 3.500 leitos deverão ser ocupados no decorrer da competição. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves, haverá intensa movimentação da cadeia produtiva. “A previsão é a de que a economia do município movimente em torno de R$ 10 milhões nesse período. Uberlândia terá grande prospecção no cenário nacional.

Agora, vamos buscar o Mundial de Handebol, que acontece em janeiro de 2016, para sediarmos na nossa cidade também”, adiantou Alves. Já são parceiras do município na realização dos JUBs, o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB), Sesi, Uberlândia Esporte Clube e Praia Clube. Os Jogos Universitários Brasileiros vão beneficiar 59 setores, dentre eles bares, restaurantes, lojas, táxis e casas de shows. Devido à alta movimentação, o mês de outubro receberá cuidado especial com a agenda de eventos. “Essa iniciativa (sediar os JUBs) gera grandes negócios para a cidade. Hoje, Uberlândia tem, em média, seis mil leitos. Teremos cuidado com a agenda para não chocar com outros grandes eventos. Contaremos com o apoio de Araguari para isso”, observou Françoise Mota, presidente do UC&VB, citando a logística da cidade vizinha para ajudar nas acomodações.

Governo e sociedade civil trabalham juntos na elaboração do Plano Estadual de Educação

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou de sua primeira reunião do Fórum Estadual de Educação nessa quarta-feira (18/3). Na pauta, estava o Plano Estadual de Educação. Minas Gerais tem seu plano, instituído em 2011, que está sendo alterado para se adequar ao Plano Nacional de Educação (PNE), que foi aprovado em 2014.

O fórum estadual foi instituído em Minas Gerais por meio da Resolução SEE Nº 2078, de 30 de março de 2012. Ele é composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade, como representantes dos trabalhadores da educação, dos estudantes, das universidades, do governo, entre outras organizações com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação estadual.

Para que o Plano Estadual seja elaborado, todas essas esferas trabalham em conjunto. “Acho que o Fórum Estadual de Educação é bastante representativo, com a participação de diferentes movimentos sociais. Nesse processo nós vamos contar também com o apoio forte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Vai ser um processo interessante porque marca o início de uma construção coletiva. Fazer a construção da política educacional é uma tarefa que merece e precisa ser compartilhada com a sociedade”, afirma a secretária Macaé Evaristo.

No encontro, foi criado o cronograma de trabalho para a elaboração do plano e a previsão é que o Projeto de Lei com o documento concluído seja encaminhado para a Assembleia Legislativa no dia 15 de maio. O prazo final para a aprovação da lei que cria o Plano Estadual de Educação, com diretrizes e metas a serem alcançadas até 2024, é 24 de junho. Essa data foi estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o PNE.

Foi também entregue para os representantes das entidades que participam do fórum um diagnóstico do Plano Estadual de Educação, que mostra a situação de Minas Gerais em cada uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. O documento vai ajudar na elaboração das estratégias para que Minas alcance as metas estabelecidas. Apesar do prazo apertado, a presidente do Fórum, Suely Rodarte, afirma que há embasamento para que o trabalho seja feito com calma. “Agora, já com o Plano Nacional elaborado, depois da Conferência Nacional de Educação (Conae) e das conferências estaduais, de todas as discussões e do diagnóstico, estamos assegurados para realizar esse trabalho com tranquilidade”.

Fórum Estadual de Educação

Essa foi a primeira agenda da secretária Macaé com o fórum e ela fez um balanço positivo do encontro. “É sempre importante quando a gente consegue encontrar um grupo tão representativo quanto o do Fórum, com pessoas que conhecem a educação do Estado e têm, portanto, uma importante contribuição a trazer. Vamos trabalhar muito com eles”.

O fórum tem como finalidade coordenar as conferências estaduais de educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, além de promover as articulações necessárias entre os correspondentes fóruns de educação dos municípios mineiros. Entre suas atribuições, estabelecidas no regimento interno do Fórum, está também “acompanhar, junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a tramitação de projetos legislativos referentes à política estadual de educação, em especial a do Plano Decenal de Educação de Minas Gerais e a do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDIO”. O fórum mineiro atente os moldes do já existente Fórum Nacional de Educação.

Fonte: Agência Minas

Cruzeiro e Atlético vencem e estão nas semifinais

América 0x2 Cruzeiro
Foi um clássico para liderar nos quesitos. Se ainda não encabeça a tabela de classificação por conta de ter um jogo a menos do que a Caldense, o Cruzeiro saiu do Independência líder nos pontos disputados, dono do melhor ataque, da melhor defesa, ao lado da Caldense, e com o artilheiro isolado da competição. A vitória da Raposa por 2 a 0 sobre o América-MG premiou quem soube aproveitar as chances. Se não demonstrou supremacia durante boa parte do jogo, os comandados de Marcelo Oliveira não perdoaram as falhas defensivas americanas e construíram o placar com Alisson e Leandro Damião, que chegou ao sétimo gol no Campeonato Mineiro.
Com 20 pontos, o Cruzeiro está atrás da Caldense, que tem 21, porém, com um jogo a menos. Já o América-MG permanece fora da zona de classificação às semifinais, com 16 pontos, na quinta colocação.
O Cruzeiro volta a campo já na próxima quarta-feira, em jogo adiado da oitava rodada. A Raposa recebe o Mamoré, às 22h (de Brasília), no Mineirão. O América-MG só joga no próximo domingo, quando encara o Tombense, às 16h, em Tombos.
cruzeiro
Tombense 0x3 Atlético
Sem correr o risco de levar nenhum tombo no Ipatingão, o Atlético-MG passou pela Tombense com muita facilidade. Com o placar praticamente resolvido ainda no primeiro tempo, o Galo venceu por 3 a 0. Embalado pela vitória pela Libertadores, no meio da semana, o time começou o primeiro de forma arrasadora e, aos 23 minutos, Luan e Lucas Pratto (de pênalti) já haviam marcado para o time alvinegro. No entanto, a equipe comandada por Levir Culpi se acomodou e colocou o pé no freio, mas sem correr riscos. Mesmo assim, no último lance, Luan balançou mais uma vez as redes e fechou o placar. O Galo chega à segunda vitória consecutiva no Estadual e interrompe a série de cinco vitórias do adversário.
Com a vitória, o Galo chega aos 19 pontos, firma-se no G-4 e encaminha a vaga nas semifinais. Com a derrota, o Tombense continua na quarta colocação com 16 pontos, mas pode deixar o G-4, caso o Coelho pontue contra o Cruzeiro.
Na próxima rodada, o Atlético-MG encara o Villa Nova-MG, às 16 (de Brasília), no próximo domingo, em jogo válido pela 10ª do Campeonato Mineiro. O Tombense também joga em casa, encara o América-MG, também no domingo, às 16h, em um confronto direto por uma vaga no G-4.
lujaaan 
Fonte: Globo.com

Minas Gerais será primeiro estado a usar educação como instrumento contra racismo


Nesta segunda-feira (23/3), o governador Fernando Pimentel e a ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR),  assinarão o Acordo de Cooperação Técnica para execução de ações de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial no âmbito educacional. Minas é o primeiro estado do país a firmar este acordo com a SEPPIR/PR. No evento, será lançada ainda a campanha “Afro-consciência: com essa história a escola tem tudo a ver”.
Durante a cerimônia, a coordenadora do setor de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes, entregará ao governador a síntese da Coleção “História Geral da África”. A coleção é formada por livros que contam a história da contribuição dos povos africanos para a humanidade, bem como sua influência na formação social, política e econômica do Brasil. Cada uma das 3.667 escolas estaduais mineiras vai receber dois exemplares da coleção.
A secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, explica a importância do Acordo: " Ao assinar o Acordo de Cooperação, Minas Gerais está  assumindo um compromisso de efetivação de uma política de promoção da igualdade racial. Quando  falamos em cultura e história afro-brasileira, estamos falando também de uma história que, durante muito tempo, foi negada. Agora, seu valor começa a ser  resgatado". 

O acordo de cooperação visa promover uma mobilização para o cumprimento da Lei Federal 10.639/2003 nas escolas públicas estaduais. Essa lei instituiu a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo do ensino fundamental e médio, bem como as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações etnicorraciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

A coordenação da implantação das ações conjuntas em todas as etapas da cooperação é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O acordo não contempla repasse de recursos financeiros. A proposta pretende realizar ações nas escolas para a superação do preconceito racial, na busca pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira. O objetivo é que as ações impactem o trabalho de todos os 135 mil professores do Estado.

O acordo vai contemplar as 3.667 escolas da rede estadual de ensino, o que corresponde a 2,15 milhões de alunos, sendo 1.237.649 do ensino fundamental, 689.740 alunos do ensino médio e 225.730 da educação de Jovens e Adultos.

O processo será feito em cinco etapas. A principal estratégia para atingir os objetivos propostos nesta parceria é a realização de um diagnóstico da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana no âmbito das escolas estaduais. O diagnóstico será feito entre março e abril. Ele vai identificar a forma como essa temática está sendo trabalhada na educação estadual mineira.
Com base neste levantamento, a SEE vai elaborar um plano de ações complementares entre maio e julho. A implementação nas escolas será feita entre agosto e outubro deste ano.

Sobre a Campanha

O objetivo da campanha “Afro-consciência: com essa história a escola tem tudo a ver” é incentivar os professores a incluírem, de forma permanente, a história e acultura afro-brasileiras em suas disciplinas de modo a prestigiar as contribuições reais dos povos negros à formação de desenvolvimento da nação brasileira nos mais diversos campos: artes, cultura, culinária, linguagem, etc.
Será criado, ainda, o “Selo Afro-consciência” para as escolas que conseguirem desenvolver estratégias pedagógicas de valorização da cultura afro-brasileira no currículo, de forma transversal e permanente. As regras para criação do selo e agraciamento das escolas serão definidas em regulamento, que será posteriormente divulgado.
Fonte: Agência Minas

Bombeiros atendem a tombamento de caminhão “guincho” na KM 89 da MG 146

Na altura do KM 89, próximo a Catiara, município de Serra do Salitre (MG), segundo relato do próprio condutor aos Bombeiros Militares, quando chegou próximo a um radar que determina redução de velocidade para 40 KM/H, ao frear perdeu o controle do caminhão guindaste, HEU 2852 placas de Araxá (MG) e veio a bater no barranco e tombar. O condutor teve escoriações, mas sem gravidade.


Evangélicos presenciaram o 1° Abala Serra do Salitre

Neste sábado, dia 14 de Março em Serra do Salitre, foi realizado o 1° Abala Serra do Salitre. Trata-se de um evento evangélico em Louvor ao Senhor. No palco, apresentaram cultos e músicas com cantores da cidade e região.

O evento foi realizado no Palanque Oficial da Praça do Rosário, uma noite que ficou marcada por muito louvor e benção. Todos com o mesmo intuito de adorar e glorificar Jesus.

Evento gospel foi apresentado pelo Pastor de Patrocínio, Éder Reis e Pastor Daniel, que ministraram o evento com muita gloria.

Mais um acontecimento de iniciativa louvável e passiva de repetição. Parabéns aos organizadores do 1º Abala Serra do Salitre, e a todos que contribuíram para este evento.

Texto: Martaeliza Magalhães

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Labels

About

Featured Posts

Featured Posts

Featured Posts

Popular Posts

Site Links

Like Us

Popular Posts