Prefeito - Joca (PV) |
Vice-Prefeito - Danga (PSDB) |
1- Candidato fale sua trajetória na politica. Sua atuação junto a comunidade e entidades de classe de Serra do Salitre?
Meu candidato a vice-prefeito é meu amigo Dangler Francisco Neto, mais conhecido como Danga, ele também é produtor rural e criador de gado de corte na região da Catiara. Danga foi vereador entre 1996 e 2000 e atuou em favor de Serra do Salitre e contribuindo para o desenvolvimento da cidade e mesmo após tantos anos afastado da vida política, aceitou meu convite para ser o candidato a vice-prefeito na chapa que quer administrar a cidade em busca do progresso.
2- O senhor conhece bem os anseios da população da cidade?
Não só eu, mas meu vice Danga e nossos amigos, candidatos a vereador, todos nós sabemos das necessidades do nosso povo. Vivemos o dia a dia de Serra do Salitre e, como todo cidadão, também sofremos com os problemas de saúde da cidade, principalmente quando o assunto é o Hospital Municipal e a falta de saneamento básico. São inúmeros problemas envolvendo saneamento básico, infraestrutura, educação, agronegócio, entre tantos outros. Por isso colocamos nosso nome para assumir a prefeitura de Serra do Salitre, porque estamos aqui todos os dias e sabemos por onde começar e como resolver os problemas da nossa cidade.
3- Quais as propostas gerais de sua campanha?
Precisamos colocar pautas importantes em discussão, e para que os problemas sejam resolvidos, precisamos que toda a comunidade se envolva, para que a melhor decisão seja tomada. Todo cidadão terá voz ativa na tomada de decisões para mudarmos o rumo de nossa cidade.O debate principal deve envolver projetos e investimentos em infraestrutura, precisamos dar atenção especial às questões básicas, em especial no que diz respeito ao fornecimento de água e eletricidade, e também no tratamento de esgoto. Mas não podemos deixar de focar no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, mobilidade urbana como melhora da qualidade de vida, saúde comunitária humana e de qualidade, educação formadora (técnica e profissionalizante), voltada para o treinamento e qualificação da mão de obra na cidade.Segurança pública como garantia de bem estar e assistência social integradora.
4- Quais as propostas de melhorias na área da saúde?
A Saúde de nossa cidade precisa ser o suficiente para acolher a nossa população, conseguindo atender os procedimentos de maior complexidade, como cirurgias e partos, dando atenção também à situação da saúde da criança e dos idosos. Outro fator é a saúde bucal, parte essencial para a manutenção da saúde das pessoas. Vamos modernizar a gestão de nosso município, implementando ações que possam ampliar nossas possibilidades de consolidar nossos projetos. Uma dessas ações é o consórcio intermunicipal na área da saúde. Esse consórcio se dá por meio de uma associação entre municípios para a realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações. Como iniciativa eminentemente municipal, reforça o exercício da gestão conferida constitucionalmente aos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim sendo, pretendemos:
· Estabelecer um consórcio intermunicipal na área de saúde para aquisição de equipamentos de ponta (raio-x completo, ressonância magnética por exemplo) para o tratamento e diagnósticos dos mais diversos tipos de doenças com mais eficiência;
· Ampliar a assistência médica e odontológica para a população de todos os bairros da cidade, através do funcionamento e modernização do hospital municipal de Serra do Salitre, implementado as melhorias necessárias nos postos de saúde;
· Treinar constantemente as equipes de saúde para melhor controle, monitoramento e prevenção de doenças endêmicas;
· Desenvolver o programa de orientação familiar em parceria com entidades assistenciais, religiosas e clubes de serviços do Município;
· Promover a humanização, agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes e familiares;
· Implantar uma rede informatizada em todos os postos de saúde, visando reorganizar o atendimento para o fim de reduzir o tempo de espera em filas, bem como, agilizar a marcação de consultas e exames;
· Aperfeiçoar e ampliar os programas de atendimento específico ao idoso, criança e adolescente, gestante e portador de necessidades especiais.
5- O que pretende fazer para a educação e ensino profissionalizante?
A educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento de uma cidade. Todas as grandes conquistas da humanidade se deram através do conhecimento. A escola é o lugar essencial do conhecimento e o professor é justamente o responsável por passar a diante esse bem tão precioso e imprescindível para garantir a liberdade de todos nós. Nossa cidade tem uma rede educacional funcional, com professores e funcionários da área que tentam, diariamente, desempenhar seu papel educacional. Mas o serviço deve ser melhorado em diversos aspectos, começando pela infraestrutura física das escolas e dos espaços educacionais.
Percebemos com o passar do tempo que somente a educação fundamental e média não se mostram mais suficientes para as demandas da crescente população. Dessa forma, pretendemos, através da criação e estabelecimento de parcerias com as esferas estadual e federal, assim como também à iniciativa privada, implantar uma escola de ensino técnico, para profissionalizar nossos jovens em diferentes áreas de atuação.
· Nenhuma criança fora da sala de aula;
· Infraestrutura adequada em todas as escolas do Município, inclusive na zona rural;
· Programa de cursos e treinamentos constantes para atualização e motivação dos professores, visando a qualificação necessária ao bom desempenho das atividades docentes;
· Merenda escolar de qualidade, com acompanhamento de nutricionistas, especialmente com crianças com alguma orientação médica, com investimento no treinamento das equipes.
· Qualificar os espaços pedagógicos das escolas de ensino fundamental, por meio de implantação e ampliação de bibliotecas e laboratórios;
· Qualificar as equipes diretivas e administrativas das escolas e creches municipais;
· Ampliar e qualificar os programas existentes em relação às atividades extraclasse, como esporte, música, teatro e demais artes;
· Promover sadias competições esportivas e intelectuais entre os alunos da rede escolar municipal, incentivando a prática desportiva e a incessante busca da cultura;
· Informatizar as escolas e proporcionar acesso gratuito à internet;
· Implantar o ensino técnico profissionalizante.
6- Quais as propostas na área de esporte, cultura e lazer?
A cultura e o lazer estão diretamente ligados à educação. Entendemos que a Casa da Cultura Padre José Vitor, assim como a biblioteca ali instalada, merecem incentivos e atenção para que a cultura de nossa cidade possa se desenvolver. A fanfarra de Serra do Salitre também merece atenção especial por representar parte importante de nossa cultura.
No que diz respeito ao lazer, consideramos que ações unilaterais e promessas impossíveis de serem cumpridas não nos levam a nenhum lugar, assim, proporemos uma consulta pública da população para estabelecer as demandas e as possibilidades para o lazer em nossa cidade.
· Aquisição de livros e melhoria do espaço físico da Casa da Cultura Padre José Vítor, tendo como objetivo a ampliação do público usuário;
· Apoiar a fanfarra de Serra do Salitre;
· Promover uma consulta pública da população para definir investimentos e prioridades para implementação do lazer para a população de nosso município.
7- Quais as ações na área de infraestrutura, planejamento urbano e meio ambiente pretendidas pelo candidato?
Mesmo que nossa cidade não seja muito grande e não haja uma demanda expressa por um transporte público, não podemos esquecer das pessoas, em especial das crianças em idade escolar, que residem na zona rural. Esse é um importante fator que daremos muita atenção. É necessário que todas essas crianças tenham acesso ao transporte público para chegar até a escola.
O movimento de carros de passeio e veículos pesados está se tornando um problema frequente em nosso cotidiano, além da perda de tempo que acontece nos trechos sinuosos da estrada há também a questão da segurança dos motoristas. Visando resolver parte desses problemas, pretendemos promover a pavimentação do trecho de cerca de cinco quilômetros da estrada que liga a MG-230, no início da subida da serra, até à cidade, o que sem dúvida resolverá parte dos problemas de trânsito daquela região.
No que diz respeito à infraestrutura, nossa cidade tem deixado muito a desejar. Em diversos pontos do município o fornecimento de água é precário e muitas vezes falta para as necessidades básicas do cotidiano. Diversos bairros e também distritos do município não possuem saneamento e tratamento de esgoto que é, muitas vezes, o responsável pela transmissão e proliferação de diversas doenças.
Outro ponto importante é a situação em que as praças de todo o município se encontram, muitas delas sem o devido calçamento e sem uma iluminação adequada para garantir que a população tenha acesso a elas. Queremos mudar essa situação, promovendo a revitalização e iluminação das praças por todo o município.
As riquezas naturais de nossa cidade são extremamente valiosas e precisamos estabelecer e planejar meios e alternativas para manter o desenvolvimento de nossa cidade, sem que o meio ambiente seja degradado e destruído. Não podemos impedir o progresso, mas também não podemos permitir degradação ambiental sem controle e gestão de riscos.
Sabemos que os desafios que se colocam nessa área vão além do grande produtor rural ou mesmo da mineradora. Todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos e que muitas vezes se espalha pelas ruas de nossa cidade.
· Vamos garantir o transporte escolar para as crianças de toda a zona rural da cidade;
· Realizar a pavimentação de um trecho de cerca de cinco quilômetros para garantir uma entrada alternativa para a cidade, antes do início da subida da serra, tendo em vista o intenso trânsito de veículos pesados em certos horários do dia.
· Realizar a pavimentação e a iluminação pública nos bairros que ainda se encontram desprovidos de tais condições;
· Revitalizar as praças da cidade e dos distritos que em muitos casos se encontram sem calçamento e iluminação adequadas;
· Levar abastecimento de água e saneamento básico aos bairros e distritos do município por meio de estações de tratamento de esgoto e fornecimento de água;
· Garantir o abastecimento de eletricidade para todo o Município;
· Estabelecer locais onde as faixas de pedestre serão pintadas para garantir a segurança dos pedestres e motoristas nas vias públicas da cidade;
· Programa Cidade Verde: plantar no mínimo duas mil mudas de árvores no perímetro urbano, durante os quatro anos de governo;
· Elaborar programa de proteção ambiental, que compreenda gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva, bem como incentivar o empreendedorismo nessa área;
· Melhorar a limpeza urbana e a coleta de lixo em toda a cidade;
· Implementar um aterro sanitário em nosso município que atenda à todas as especificações ambientais;
· Valorizar e estimular a educação ambiental na comunidade serralitrense;
· Trabalhar em parceria com a mineradora que está se instalando no Município para fiscalizar e evitar ao máximo os danos ambientais causados pela atividade de mineração, em especial o lençol freático.
8- Qual politica de emprego e renda pretende implantar no município para fomentar a economia local?
A indústria de nosso município que antes se concentrava na área agrícola, agora passa por severas transformações em virtude da instalação de mineradoras em nosso município. Para a geração de emprego e renda nesse novo setor, sabemos que novas demandas vão surgir. Queremos apoiar o desenvolvimento desse setor, mas também lutar pelos trabalhadores de nosso município, sem deixar de lado as questões ambientais que se desdobram em virtude de tal atividade.
Outro ponto importante de nossa cidade é o comércio. Com o crescimento da população acabam surgindo novas demandas e novas necessidades nessa área. Daremos atenção especial para nossos comerciantes também.
· Vamos formar uma equipe de Assessoria de Comunicação e Imprensa que, além das atribuições normais, ficar responsável por divulgar fora do Município, do Estado e do País, com destaque para os grandes centros e mercados consumidores, todos os produtos produzidos no Município: como o café e o queijo e agora, o minério;
· Buscaremos novas parcerias voltadas à agroindústria para melhor aproveitamento da produção primária local;
· Estímulo ao comércio local através de parcerias necessárias para promoções simultâneas visando novos e melhores mercados;
· Implantar projetos que busquem apoio dos governos estadual e federal, com a finalidade de ampliar e estruturar o polo industrial de Serra do Salitre, criando o aporte mínimo necessário para atrair novas indústrias para o município, em especial nas áreas voltadas para a mineração e agroindústria.
9- O senhor tem algum projeto de valorização e beneficio ao produtor rural?
Nossa cidade ocupa um lugar muito importante no cenário agrícola de nossa região. Somos responsáveis por uma produção de café muito significativa, que gera muitas riquezas e empregos para nossa região. Isso sem contar com a produção do Queijo Artesanal de Serra do Salitre que é reconhecido internacionalmente.
Por isso, não podemos continuar com uma administração municipal que não dá a devida atenção a esta área tão importante de nosso município. Sabemos da necessidade de uma Secretaria dentro da administração pública voltada exclusivamente para os assuntos da parte rural de nosso município, e essa sem dúvida será uma de nossas prioridades.
· Criação da Secretaria de Agricultura que tenha como objetivo o desenvolvimento da área agropecuária, assim como também atender as demandas dos produtores e das comunidades rurais;
· Manutenção permanente das estradas rurais, independente do período do ano.
10- Qual sua proposta de melhorias para os distritos de catiara, catules e abacaxi?
Mesmo não estando dentro dos limites da cidade, Catiara, Catulés e Abacaxi são de suma importância para o Município. Nesse sentido, as melhorias que propomos acima não se darão somente no limite urbano da cidade, abrangerão também os distritos do Município.
11- Qual sera a atuação de sua administração, junto a mineradora que já atua em nosso município, para geração empregos a moradores de Serra do Salitre?
Essa é uma questão delicada.Como não fomos nós que estabelecemos os acordos e os contratos que a mineradora firmou com o município de Serra do Salitre e que estabelecem os percentuais de contratação de mão de obra de nossa cidade, não sabemos o que foi combinado entre as partes. Mas pretenderemos fazer o máximo para aproveitar todas as oportunidades que a mineradora vai trazer para o nosso município, vamos estabelecer parcerias com a iniciativa privada por meio de projetos de desenvolvimento urbano, educacional e profissionalizante.
Uma empresa dessa magnitude se instalando em nosso Município, tem potenciais imensos para o crescimento da renda, da arrecadação e da geração de empregos para os habitantes de nossa cidade. E certamente irá refletir em receitas, que serão investidas para aprimorar a saúde, educação e segurança para a cidade.
12- Candidato quais a suas propostas para a valorização do servidor publico municipal?
Vamos aderir aos recursos adequados de tecnologia da informação, reduzindo os gastos e tornando mais ágil a atuação da administração. Além disso, a busca constante pela eficiência da administração pública se dará através da qualificação dos servidores de carreira e da formação de uma equipe de governo devidamente qualificada, experiente e técnica.
O relacionamento com os servidores será franco e transparente. A intenção é propiciar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, por meio do diálogo e da qualificação. Nosso papel é ser participativo em absolutamente tudo, não importa se acontece dentro ou fora da Prefeitura.
Vamos trabalhar para a implantação do piso salarial e salários dignos para o funcionalismo público municipal e incentivar a qualificação, que resulta em valorização do servidor público.
13- Qual sera sua atuação junto ao legislativo caso sua coligação tiver a minoria na câmara para aprovação de projetos de interesses da população?
Preferimos não trabalhar com previsões, mas acreditamos que nossa coligação tem grandes nomes como candidatos, pessoas extremamente preparadas que abraçaram nosso projeto e apoiam nossa caminhada com seriedade, compromisso, honestidade e transparência, capazes de assumir a legislatura como vereadores e transformarem a realidade de corrupção e descaso que mancham nosso legislativo municipal. Em nosso município o combate à corrupção e a transparência nos gastos será o norte de nossa administração. O povo saberá da sua importância e terá a iniciativa de cobrar do prefeito, vice e dos vereadores, para o cumprimento das demandas prometidas no
período eleitoral.
É evidente que esse também é o grande objetivo que nos move, e dessa forma, mesmo que sejamos minoria, os vereadores estarão ali em busca da melhoria da qualidade de vida de todos em nosso município, e com boa vontade política e eficiência na gestão dos recursos públicos, com uma equipe qualificada na elaboração de projetos e das leis orçamentárias, conseguiremos fazer um governo de muito progresso, crescimento e sucesso para Serra do Salitre.
14- O que o senhor achou desta entrevista, para a avaliação da população de Serra do Salitre escolher o seu próximo governante?
Temos três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e o Judiciário, mas a imprensa é considerada o quarto poder. Isso porque tem grande influência e importância na formação dos cidadãos. Em Serra do Salitre não é diferente, os veículos de comunicação são responsáveis por garantir um dos direitos fundamentais mais importantes da vida: a liberdade de expressão, que vem atrelada à liberdade de informação e a liberdade de informar.
Parabenizamos toda a equipe do Portal Serralitrense pela iniciativa das entrevistas com os candidatos e por levar a informação para o cidadão poder escolher aqueles candidatos com melhores propostas para Serra do Salitre. Eu, Joca, e toda nossa equipe agradecemos a oportunidade que o Portal Serralitrense nos concedeu para respondermos as questões e falarmos de nossas por meio dessa entrevista, com toda a comunidade. Nosso muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário