Impossível falar de música sertaneja sem citar Rionegro & Solimões. A dupla, que completou 27 anos de carreira em 2016, fará seu grande show, na sexta-feira, 17 de junho, durante a 15º Festa do Produtor Rural de Serra do Salitre. Para conhecê-los melhor, contaremos pra você um pouquinho da história dessa grande dupla sertaneja.
Tendo como objetivo de vida levar alegria, alto astral e romantismo ao seu fiel público, os amigos, José Divino Neves (Rionegro), e Luiz Felizardo (Solimões) nasceram na pequena Claraval (MG), e já formavam dupla mesmo antes dos palcos, quando trabalhavam juntos numa fábrica de sapatos em Franca, no interior de São Paulo. O nome da dupla tem inspiração direta do Rio Amazonas e seus dois afluentes principais o Rio Negro e o Rio Solimões.
Das apresentações em festivais, casas noturnas e barzinhos para a gravação de seu primeiro álbum, em 1989, foi um pulo. Era apenas o passo inicial para uma carreira sólida, cheia de conquistas. As violas caipiras que seus ídolos carregavam foram substituídas ao longo dos anos pelos violinos típicos do country norte-americano, enquanto os arranjos deixaram as toadas intimistas dos seresteiros para se aproximar do pop, com uma variedade grande de estilos desfilando pelas músicas de cada álbum.
O primeiro sucesso nacional veio com o CD “De São Paulo a Belém”, lançado em 1998. Além da faixa título, as rádios não se cansavam de tocar “Frio da Madrugada” e “A Gente se Entrega”. Na sequência vieram os hits “Bate o Pé”, “Só Lembranças”, “Na Sola da Bota”, “Esperando na Janela” e “Só Alegria”, que se tornariam obrigatórios em todas as apresentações dos sertanejos. A esta altura, o Brasil já reconhecia em Rionegro & Solimões uma dupla pra lá de diferenciada, que ganhou projeção no cenário nacional pela excelência demonstrada em cada trabalho lançado.
No segundo semestre de 2013, a dupla lançou seu mais recente álbum. Com dez faixas inéditas, o álbum traz o fenômeno “O Cowboy Vai Te Pegar”. A música que dá nome ao CD esteve entre as mais tocadas no Brasil e o seu divertido videoclipe foi visto mais de 6 milhões de vezes no YouTube. Também fazem parte do repertório que mescla músicas dançantes, batidões e o velho e bom romantismo as canções “Deu Paixão”, “Romântica” e “O Que Você Não Faz”. Em 2014, a dupla lançou ainda o novo single, intitulado “Cavalão Tá Doidão”.
Apesar de toda a experiência e conquistas, para quem vê Rionegro & Solimões nos palcos, fica a impressão de que são dois meninos em início de carreira, tamanha a paixão que tem naquilo que fazem. De origem humilde, os amigos nunca perderam o jeitão caipira, eles provam que talento, humildade e dedicação podem conviver lado a lado, equação que invariavelmente resulta em sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário