A presença dos romeiros tem deixado a BR-365 bem mais movimentada nos últimos dias. Pelo menos no que diz respeito a presença de pessoas que viajam a pé pela rodovia. No próximo dia 15 de agosto será comemorado o Dia de Nossa Senhora da Abadia, nos dias que antecedem a festa, pessoas de diversas cidades da região se deslocam para o Santuário da Água Suja em Romaria. Muita gente já pegou a estrada para fazer a caminhada da fé e devoção. De olho na segurança, a Polícia Rodoviária Federal - PRF, tem repassado dicas para os participantes.
O trajeto a ser feito é bastante longo, com 150 quilômetros entre as cidades de Patos de Minas e Romaria. A caminhada é feita em exaustivos quatro dias, mas a fé em Nossa Senhora da Abadia é a maior motivadora para tanta penitencia destes homens e mulheres. As justificativas para enfrentar a enorme distância são muitas, seja para pagar promessas ou agradecer as bênçãos recebidas, pessoas de todas as idades se aventuram na peregrinação.
Mas eles não estão sozinhos, durante todo o percurso, pontos de apoio oferecem alimentação e um pouco de descanso. Segundo a PRF, o primeiro fica na saída de Patos de Minas no Km 440, depois disso, a parada pode ser feita em Guimarania no posto Beira Rio. Outro ponto de apoio na viagem é no posto Balanção. E quase chegando no destino, os caminhantes contam com mais apoio, logo após a entrada o trevo de Romaria.
PRF vem intensificando o repasse das recomendações para quem vai participar da peregrinação. A dica é de que os romeiros, tenham atenção especial com a visibilidade utilizando roupas coloridas, faixas refletivas e lanternas, além de caminhar em fila indiana, no acostamento e no sentido contrário ao do fluxo dos veículos. Onde não houver acostamento, o cuidado deve ser redobrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário