Com o intuito de divulgar a música sertaneja e perpetuar o sucesso da primeira edição, a Fundação Casa da Cultura do Milho e o Sindicato dos Produtores Rurais realiza pela segunda vez o festival “Patos & Viola”.
Ao longo dos anos a influencia da música sertaneja na Festa Nacional do Milho foi marcante. Duplas, trios e sanfoneiros cantaram e encantaram o povo patense. Por isso, a Fenamilho incluiu em sua programação um festival que contemplasse esses profissionais.
Em 2015, o projeto foi um sucesso. Mais de 120 canções foram escritas. Os participantes eram de muitas cidades de Minas Gerais e também dos estados de Goiás e do Distrito Federal. “Há muitos anos não se via concursos musicais sertanejos em Patos, por isso essa retomada teve grande adesão e repercutiu de forma muito positiva na região”, explicou o coordenador e idealizar do Festival, João Otávio Coelho.
Na coletiva de imprensa realizada para a apresentação do regulamento 2016, os vencedores Zé Tropeiro e Vilar e Henrique e Thiago marcaram presença e mostraram mais uma vez as canções premiadas na 1ª edição: Onde o Pagode Nasceu (Comp. Zé Tropeiro) e Refém do Amor (Comp. Vitor Henrique / Thiago Moreira / Pedro Silva / Fabiano Ramos). O presidente da Fundação e do Sindicato Rural, Elhon Cruvinel, agradeceu a participação e estendeu o convite a todos os músicos, ressaltando a admiração pelo trabalho dos artistas.
A segunda edição Patos & Viola será constituída de três categorias: Caipira, Sertaneja e Instrumental e as músicas devem ser inéditas e originais. O concurso será realizado em três etapas: a pré-seleção ( escolha das 15 melhores canções por uma comissão julgadora), a classificação (apresentação pública dos 15 candidatos ou grupos escolhidos na etapa anterior, para a escolha dos nove finalistas), e a final ( escolha dos nove premiados, ou seja, os três primeiros lugares de cada categoria).
Cada participante terá direito de inscrever três musicas no total: uma em cada categoria ou três em apenas uma das categorias. As inscrições devem ser feitas no período de 14 de Março a 25 de Abril de 2016, no Memorial do Milho, pelo correio ou site www.festivaisdobrasil.com.br .
Para julgar os trabalhos, será designada uma comissão composta por sete ou mais pessoas envolvidas com a cultura e de notável conhecimento musical. Os primeiros, segundos e terceiros colocados receberão premiação em dinheiro e uma faixa de gravação no CD II Patos & Viola. Os quartos e quintos colocados também terão suas canções inseridas no CD.
As duas últimas etapas do Festival acontecerão na Fazendinha Cultural Adão Marins, durante a Fenamilho 2016, com a apresentação dos classificados e vencedores.
Confira o regulamento no site www.festivaisdobrasil.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário