Plano prevê corte de 30% na jornada e nos salários
A área técnica do governo fechou a proposta do programa de redução da
jornada de trabalho e de salários, que deve sair até o fim deste mês como
medida para controlar o aumento do desemprego na indústria. Pelo desenho
proposto, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, a jornada seria
reduzida em 30%, mesmo porcentual que as empresas cortariam do salário. O Fundo
de Amparo ao Trabalhador (FAT), porém, pagaria 15% do salário para o empregado.
Para os empregadores, a redução nos custos
seria da ordem de 30%. Para os trabalhadores, o salário seria cortado em 15%
porque contariam com o complemento do FAT, fundo responsável pelos pagamentos
do seguro-desemprego e do abono salarial.
A proposta, batizada de Plano de Proteção ao
Emprego (PPE), é vista com simpatia pelo Planalto e, principalmente, pela
equipe econômica. As discussões foram comandadas pela Casa Civil, com apoio
técnico do Ministério do Trabalho. Defensores da proposta consideram essencial
colocá-la em prática para impedir o aumento do desemprego - a taxa de abril foi
a maior em quatro anos.
Grandes empresas ainda fazem lobby para que o
governo aumente o porcentual de redução da jornada e, consequentemente, do
salário em até 50% (o FAT teria de bancar 25%).
Alemanha
O início do debate se deu há três anos,
quando o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fez a proposta. Um grupo formado por
representantes do governo, de sindicalistas e de patrões foi à Alemanha para se
informar.
Na Alemanha, boa parte da indústria e dos
sindicatos concorda em reduzir a jornada de trabalho e os salários, em caráter
excepcional e com prazo de validade, para permitir que a economia atravesse a
crise sem falências ou demissões. O instrumento foi muito usado para combater
os efeitos da crise econômica de 2008, mas já tinha sido usado nos anos 60 e
80.
A redução da jornada e do salário precisa ser
aprovada em assembleias com os sindicatos para ser implementada. É o que diz a
Constituição, que impede a redução de direitos trabalhistas, a não ser por acordos
desse tipo. Ficou decidido que o limite por trabalhador para a contrapartida do
FAT será de R$ 1.385,91 (parcela máxima que o fundo paga de seguro-desemprego).
Na outra ponta, a redução não pode fazer com que o empregado ganhe menos que um
salário mínimo (R$ 788).
Trabalhadores afastados
Há um consenso entre patrões, empregados e
governo sobre a importância da medida para conter o aumento das demissões,
principalmente na indústria automotiva. Atualmente, cerca de 25 mil
trabalhadores estão afastados por lay-off (suspensão temporária dos contratos
de trabalho), férias coletivas ou licenças remuneradas, como consequência da
queda na produção de veículos. A indústria automobilística é responsável pela
geração de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos.
No lay-off, o contrato de trabalho é suspenso
por cinco meses, que podem ser prorrogados. O empregado recebe o
seguro-desemprego por cinco meses. No PPE, como o trabalhador continua
empregado, há continuidade na arrecadação de contribuições trabalhistas e
previdenciárias e impostos, que são pagos pelas empresas e pelos trabalhadores.
Para o governo, é mais vantajoso completar
uma parte dos salários dos trabalhadores e continuar arrecadando impostos do
que aumentar os gastos com o seguro-desemprego.
Pressão no Congresso
A flexibilização das leis trabalhistas deve
ser proposta por meio de Medida Provisória (MP), que teria efeito imediato. O
presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
(Anfavea), Luiz Moan, afirma que as montadoras e os sindicatos vão pressionar o
Congresso para que a MP seja aprovada e a mudança passe a valer
definitivamente.
"É um programa preventivo para evitar o
desemprego, que fere a dignidade do trabalhador", diz Paulo Cayres,
presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT. "Deve ser uma
espécie de socorro dos bombeiros, usado para apagar incêndios. Servir apenas
para momentos como o de agora: a indústria está pegando fogo." A
confederação reúne 85 sindicatos em todo o País. Os sindicatos representam
quase 1 milhão de trabalhadores.
O presidente da Força Sindical, Miguel
Torres, apoia a medida, embora tenha sugerido que a complementação do salário
tenha como origem os recursos do adicional de 10% da multa do FGTS, pago pelas
empresas em demissões sem justa causa. De acordo com ele, os cerca de R$ 3
bilhões arrecadados por ano poderiam ser usados para constituir esse fundo que
seria acionado em momentos de crise sistêmica.
Ricardo Patah, presidente da UGT, diz que a
terceira maior central sindical do País considera a proposta pertinente para
evitar que demissões em massa da indústria automobilística causem impacto ao
comércio e aos serviços - atividades de 70% dos sindicatos filiados à central.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte Msn Notícias
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